sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

PLANO DE GESTÃO E SEGURANÇA DA ORLA




A busca pela MOBILIDADE URBANA é um desafio enfrentado pela maioria das grandes cidades no nosso país, que esbarram em problemas como o privilégio aos transportes individuais, é fato. O conceito de MOBILIDADE URBANA refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. Ainda que, andemos de automóvel, bike, moto ou qualquer outro meio de transporte, todos em alguma hora, sejamos pedestres, mas, muitas vezes quem está atrás do volante, do guidão, etc., não respeita o espaço, o tempo ou a prioridade de quem está a pé. Esse é um dos motivos que faz de qualquer caminhada/corrida nas cidades um desafio. Além das questões de segurança pública, a hierarquia e o consequente desenho urbano que configuram as vias urbanas brasileiras dificultam o atendimento dos direitos básicos dos pedestres.

Em 2018, precisamente, no mês de março, um acidente que vitimou duas corredoras da Assessoria Esportiva Fitrunners dos professores Serginho Trainer e Juliano Sucupira, atropeladas por um motorista alcoolizado na orla, motivou a (re)ação de um grupo de pessoas criando o Movimento SOS.ATLETAPB para cobrar das autoridades competentes a adoção de medidas de segurança e mobilidade, a princípio na Orla de João Pessoa, resultando na formatação do PLANO DE GESTÃO E SEGURANÇA DA ORLA, cujas ações imediatas seriam, a instalação de BARREIRAS, nas seguintes vias:

1. Av. Epitácio Pessoa x Av. Antônio Lira
2. Av. Cabo Branco x Av. Cairu
3. Av. Mons. Odilon Coutinho x Rua Tab. José Ramalho Leite
4. Av. Cabo Branco x Rua Tab. Antônio Carneiro.
5. Av. Cabo Branco x Rua Gregório Pessoa O. Araújo ( Bar do Cuscuz)

O Plano previa o policiamento do BPTRAN na Av. Mons. Odilon Coutinho x Av. Cabo Branco e Av. Cabo Branco x Rua Gregório Pessoa O. Araújo.

ACESSO NA AV. CABO BRANCO:

1. Nesses bloqueios terão placas com a legenda "ACESSO RESTRITO - VEÍCULO AUTORIZADO".
2. Só será permitido o trânsito por um quarteirão, sempre o mais próximo do local de destino.
3. Velocidade máxima 30 km/h, mas sempre orientar nas abordagens enfatizando a frase: "Transite abaixo de 30 km/h".
4. Utilizar o pisca alerta.

5. Os caminhantes que chegarem em seus carros deveram serem orientados a estacionar nas vias perpendiculares, os que já estiverem estacionados na orla nesses primeiros dias de orientação poderão ficar estacionados, mas sempre que possível orientar os condutores a não mais estacionar na orla no período de caminhada.

Os quatro redutores de velocidade serão programados para fiscalizar de 5h às 08h com velocidade máxima de 30 km/h.

VEÍCULOS AUTORIZADOS:

1. Moradores
2. Hospedes
3. Veículos em serviço: Polícia, Fiscalização de Trânsito, Táxi de João Pessoa, Entregadores (Padaria, Jornaleiro e outros que o Agente considere viável o acesso).

O Agente de Trânsito tem autonomia para analisar caso a caso e autorizar ou não o acesso a orla, e se autorizar seguir os parâmetros descritas anteriormente: (trânsito por um quarteirão, transitar abaixo de 30 km/h e com pisca alerta ligado).

Bem, passados praticamente dois anos, observamos que pouquíssima ou quase nenhuma ação foi implementada, mas agora, mais do que nunca continuamos cobrando para que todas as ações previstas no Plano de Gestão e Segurança da Orla, sejam de forma efetiva implementadas, e, também nas outras localidades da cidade, não apenas na Orla.

 O Movimento SOS.ATLETAPB tem esse compromisso em cobrar e fazer todas as ações para que tenhamos segurança e mobilidade na nossa Capital, não só na orla. Estamos de olho, e vamos cobrar. Como diz o ditado: “Na briga do mar com o rochedo, quem apanha é o marisco”. Torço para que nenhum de nós seja o marisco, mas pelo andar das ondas, qualquer hora dessa!!!

Como pode se ver, não tem perigo só na orla, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, até que teve a boa intenção e saiu a instalar ciclovia em tudo que é lugar, para poder as pessoas praticarem atividade física perto de casa, só esqueceu de impor a devida fiscalização. Dá no que (?), carros usando a ciclovia como faixa para carros, motoqueiros trafegam por lá e o ciclista e pedestre que por lá se arrisque a trafegar, orem para não subirem mais cedo aos CEÚS! Que Deus nos livre. Estamos de olho.... vamos cobrar.


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